Aprenda agora a traçar metas inteligentes!

O cantor grava seu primeiro CD e logo vem a pergunta: como divulgar e distribuir? O compositor junta suas canções compostas ao longo dos anos e decide que é hora de mostrá-las e fazê-las serem ouvidas: por onde começo? O ministério de música da paróquia reconhece que precisa de uma maior organização para servir melhor e se formar bem novos integrantes: que plano traçar?

"O caminho se faz caminhando", é uma frase bastante comum e muito repetida mas nem sempre gera em nós a tranquilidade de estarmos realizando o nosso melhor. Reconhecemos que precisamos de mais do que boa vontade e dedicação para sermos eficientes. É preciso foco, meta, estratégia e tática.

Empreendedorismo é uma das palavras do momento!

Empreender não é mais somente construir um negócio mas realizar aquilo que se tem em mente, buscar um objetivo - construir um sonho. Num mundo cada vez mais conectado, onde as informações e experiências fluem em diversos lados, podemos aplicar muito do que antes ficava restrito ao universo corporativo sem perdermos nossa essência.

Metas SMART

O cantor quer divulgar seu trabalho na internet e resolve entrar nas redes sociais e mostrar o seu trabalho. Ele vê o que os outros fazem e copia suas ações: uma imagem com o evangelho do dia, um lyric video, divulgação da sua agenda e de telefones de contatos. Tudo para dar um "movimento". Mas qual o foco? Qual a estratégia? Como mensurar se os objetivos estão sendo alcançados?

Lembremos que sonhos não têm limites mas metas precisam ter! Como construir metas inteligentes?

SMART é uma abreviação para:

Specific (especifica) - não traçar metas específicas dispersa o foco de atuação e diminui a produtividade. Você faz muito e realiza pouco.

Mensurable (mensurável) - sem poder medir seus esforços e os frutos a serem colhidos você pode acabar frustrado ou com uma perspectiva irreal de sucesso no seu projeto.

Attainable (alcançável) - sua meta deve ser possível de ser atingida. Alcançar os nossos objetivos (mesmo os menores) é motivador e nos dá a certeza de que, mesmo dando poucos passos, estamos caminhando na direção certa e de forma constante.

Relevant (relevante) - um dia um cantor católico que acabou de lançar o CD muito elogiado mas pouco divulgado me disse: acho que vou escrever um livro! Eu pensei: pra que? Você acabou de lançar um CD, concentre-se na divulgação das canções, na construção de um novo público, no aumento dos shows e nas alternativas para que eles possam acontecer. Não se disperse com ações irrelevantes para o seu projeto (mesmo sendo nobres).

Time-based (temporal) - toda meta precisa ter um ponto de chegada e um tempo a ser percorrido. Muitos escritores, ao serem perguntados sobre seu método de trabalho, responderam: eu me obrigo a escrever dentro de um prazo. Respeite os tempos. Toda meta tem que ter um prazo para ser cumprida.

E quando ao atingimos as metas?

Muitas vezes será difícil cumprimos com as metas, acertarmos o gol. Mas devemos ser como navegador em um barco que sai para o alto mar. Ele para chegar a um destino. Se o vento muda, se as correntezas interferem em sua rota, se é preciso fazer alguma correção ou desvio - NÃO IMPORTA! O bom navegador fixa os olhos no porto de chegada mas sabe percorrer o melhor caminho para chegar lá, mesmo com atalhos, desvios e contratempos.

Sim! Força de vontade é fundamental! É um músculo que precisa ser exercitado constantemente. Mas depender dela para o êxito dos objetivos é se colocar à deriva, porque nem sempre estamos bem. Este "músculo" (da força de vontade) tem seus limites e também se cansa. Nestas horas, ter o foco, a estratégia e a tática correta protegerá nosso caminho.

Mas e a ação do Espírito Santo?

O Espírito sopra onde quer. Devemos desejar e pedir sua presença inspiradora e motivadora. Somos todos mendigos do Amor de Deus, nos diz Santo Agostinho. Todos dependemos da ação do Espírito Santo. "Sem mim nada podeis fazer", lemos no evangelho de João 15, 5. Mas em Lucas 9,13 ouvimos também: dai-lhes vos mesmos de comer...

Qual a síntese?

"Ora como se tudo dependesse de Deus e trabalha como se tudo dependesse de você", ja nos aconselhou um santo."

Lancemos mão de tudo o que está ao nosso alcance intelectual e cuidemos sempre de ter o coração aberto e centrado em Deus. Por fim, mantenhamos sempre a reta intenção de tudo dar pelo melhor da evangelização.