Empreendedorismo e música católica Aprenda a divulgar melhor sua música nas redes sociais!

Você gravou o CD tão esperado! Seu grupo conseguiu arrecadar os recursos necessários para registrar as canções que sua paróquia tanto gosta! Mas e agora? Com os CDs em mãos, como divulgar seu trabalho e fazer sua música ser ouvida "por sobre os telhados" (Mt 10, 27)?

Para começar é preciso saber onde se quer chegar!

Mesmo que o processo de gravação tenha iniciado e concluído sem que você ou seu grupo tenha se preocupado com isto, para começar é preciso saber onde se quer chegar. Gravar um álbum já pode ser o ponto final, e assim é para muitos artistas. É preciso se perguntar o sentido de tudo o que fazemos. Ainda que nossas respostas mudem, não devemos deixar de nos perguntarmos sobre nossas metas.

Comece com a inspiração!

Calma, eu explico. O que você e seu grupo tem de mais precioso é a sua inspiração, esta identidade única que Deus lhes deu. Não se distanciem dela. E onde ela está? Nas canções, nas letras, nos arranjos, nas vozes, nas características do seu ministério, nos seus carismas. Então, finque os pés aí. Não copie e cole. Não faça mais do mesmo. Valorize o que tem e não procure o que não tem.

Redes Sociais: lugar onde vivemos e devemos evangelizar!

Criar uma página em uma rede social é só o começo mas "toda jornada começa com um primeiro passo". Então, capriche! Uma página tem inúmeras vantagens para um artista:

1-Acesso a métricas de público

2-Impulsionamento de publicações segmentando o público alvo por localidade, idade, sexo, interesses, etc.

3-Programação de postagens.

E muito mais.

Capa, fotos e links

Tenha atenção com as imagens que você utilizar. Escolha as melhores imagens por qualidade e por identificação com a banda. Um grupo de rapazes com roupas escuras, encostados em um muro e com rostos sérios pode ser coerente com uma banda de rock mas se seu ministério tem um estilo mais pop é melhor rever o cenário, guarda-roupas e direção de fotografia.

Use fotos em alta-resolução (PNG) e com 851x351 ou 150 DPI.

A capa da sua página deve conter os contatos de forma visível mas nunca se esqueça de que você é um artista e tem que ter arte em tudo: cuide do design. Capriche nas informações na parte "sobre"você.

Utilize links que facilite acessos ao seu site, agendamento de show, canal do YouTube e tudo o mais que for importante. Se seu trabalho for independente você pode abrir uma loja no facebook e vender seus CDs por lá. É rápido, simples e cada vez mais todos nós estamos comprando e vendendo pela internet, especialmente a internet móvel dos nossos celulares. Use fotos de shows!

Mas também fotos do seu dia a dia (desde que seja interessante para o seu público).

Tente descobrir o que interessa a eles: se desejam conhecer a história por trás de cada canção, se querem saber um pouco mais do testemunho de vida dos integrantes ou do grupo em geral. Pode ser que muita gente já tente tocar suas canções em versões cover: divulgue! Algo que aprendi é que as canções não são minhas, são nossas!

Faça da sua página não um exercício de como você acha que deve ser mas tente ser útil e valioso para o seu público. O público é o sentido do artista. E podemos dizer ainda mais relembrando as palavras do poeta Ferreira Gullar: o sentido da vida é o outro.

Vídeos e lives

O diferencial de um evangelizador que também é músico, é sua música! Coloque pra tocar! Utilize o recurso de lives da própria rede. Mas seja interessante. Não apenas ligue a câmera e comece a tocar. Não! Faça uma reunião, anote os objetivos, liste canções, reze e pense no seu público, no momento que está passando. Cuide do cenário, da luz, do audio, da conexão! Anuncie (impulsionamento) com antecedência gerando expectativa e dando oportunidade de todos se organizarem para estar ligados com você. Uma boa ideia é gerar um tema e sempre ter certa regularidade.

Se você e seu ministério tem condições, faça um clipe. Mas lembre-se que mais do que contratar aquele profissional com experiência no mercado é importante que você alinhe suas expectativas e metas a serem alcançadas.

Quantas vezes vi artistas que investiram valores altos em profissionais sem nenhuma criatividade e compromisso com o trabalho. Muitas vezes vi viralizarem vídeos "amadores" de custo baixíssimo. Se você não entende do assunto, procure aprender um pouco e peça ajuda. Não se precipite nem procrastine.

Seja criativo e surpreenda!

Ouvi dizer de um cantor: pelo menos há algum movimento na internet - referindo-se a algumas postagens feitas na sua rede social. Não faça marola! Vente e chova! Faça um maremoto!

Em julho de 2013 o papa Francisco ao se despedir dos jovens na JMJ disse: "sejam revolucionários contra a cultura do provisório"!

Surpreenda sempre seu público. Responda comentários, dê parabéns no aniversário daquele fã de carteirinha, faça promoções e sorteios com periodicidade, gere conteúdos exclusivos, crie eventos divulgando onde estará tocando, partilhe as alegrias e tristezas.

Identifique-se com seu público. Esteja próximo!

Lembre-se das palavras do apóstolo Paulo:

"Com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos...; tornei-me tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo." (1Cor 9, 22)